quinta-feira, janeiro 24, 2013

Voto para que o inferno exista

Impressionante como a quantidade de merda não para de aumentar.

Os diretores gerais da apple, intel e google estão sendo convocados pela justiça para explicar um pacto que eles fizeram de não tentarem um contratar os engenheiros dos outros para manterem a mão de obra mais barata.
Apareceram emails do Steve Jobs ameaçando o diretor da Palm se ele contratasse engenheiros da apple. Dizendo que eles deveriam assinar esse contrato e, caso ele não assinasse a apple, tendo maiores recursos financeiros, iria iniciar processos judiciais de quebra de patentes contra eles.

Olha, pqp viu. Só isso a falar mesmo.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/01/executivos-de-apple-intel-e-google-sao-convocados-pela-justica-dos-eua.html

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/01/steve-jobs-ameacou-processo-para-impedir-contratacoes-pela-palm.html

8 comentários:

ivo disse...

isso acontece aqui no Brasil (em BH é bem comum), tb em empresas de TI. Mas é um pouco diferente: no caso daqui, pra vc trabalhar em tal empresa vc assina um termo falando que nao trabalhará em outra empresa do setor por X anos depois que se desligar.

Lucin disse...

Esse tipo de termo é comum em empresas de TI mesmo. Mas nunca vi nenhuma empresa "fazendo valer" isso.
De toda forma eu (com todo o meu vasto conhecimento em direito trabalhista) acho abusivo.

Marina disse...

tecnicamente não é abusivo... pelo menos não do ponto de vista jurídico.

o objetivo é evitar que informações privilegiadas e segredos de empresa vazem, ainda mais se for vazar pra concorrência...rsrsrsr

Rafael M disse...

Marina, para isso existem contratos de confidencialidade entre patrão/empregado.

Isso que eles estão fazendo é ilegal sim. Se eu trabalho na apple e meu contrato vence, eu tenho todo o direito de procurar outra empresa. O cara não pode simplismente entrar em contato com outras empresas e falar "não contratem esse cara". E aí? Ou eu fico desempregado ou eu aceito o que que quer que meu atual patrão ofereça?

Marina disse...

eu me referi ao q o ivo falou...

Marina disse...







"é cada vez maior o número de empresas que passaram a inserir no Contrato de Trabalho, cláusulas de confidencialidade e não concorrência. Algumas dessas cláusulas podem, inclusive, superar o período de duração do contrato, “quarentena”, de modo a evitar que o empregado possa se utilize destas informações confidenciais em benefício próprio ou de terceiros.

Pela cláusula de não concorrência e confidencialidade o empregado se compromete a não praticar pessoalmente ou por meio de terceiros, durante o contrato de trabalho ou após sua extinção, ato de concorrência com o empregador, comprometendo-se a manter sob sigilo as informações advindas das funções exercidas. A finalidade é evitar-se a concorrência desleal contra o empregador. "



FONTE
http://www.almeidalaw.com.br/almeidalaw/Portugues/detNoticia.php?codnoticia=115&codnoticia_categoria=3&PHPSESSID=b2b0c4ac48d859bbf5b16a45066e5600

Marina disse...

"Verifica-se, desta forma, que enquanto estiver vigente é perfeitamente admissível a inserção de cláusulas de não concorrência e confidencialidade no contrato de trabalho do empregado, eis que tais obrigações já estão implícitas neste contrato devendo o empregado primar por sua estrita observância, não utilizando informações confidenciais, as quais obteve em decorrência das funções por esse exercidas, em benefício próprio ou de terceiros, sob pena de ser demitido por justa causa."



mesma fonte anterior

Rafael M disse...

Pois é, essas cláusulas são "normais" e fazem sentido para proteger as tecnologias desenvolvidas pela empresa. Mas eu não entendo que por elas o empregado está impossibilitado de praticar sua profissão em outra empresa.
O que ele não pode é chegar em outra empresa e aplicar as metodologias e soluções desenvolvidas enquanto trabalhou para a primeira empresa. Isso para mim faz sentido.